Escolher a melhor cidade da Austrália para fazer um intercâmbio é uma das etapas mais importantes para iniciar o seu planejamento. Sabemos que são muitas opções de cidades maravilhosas e tudo parece um pouco do mesmo, mas pode ter certeza que não é.
As cidades são diferentes e cada uma tem seu estilo de vida, oportunidades de trabalho voltadas para áreas diferentes, além de que, algumas cidades podem até ter mais oportunidades de imigração para Austrália do que outras.
Com isso, é importante entender um pouco mais sobre os perfis das cidades australianas para começar a escolher a ideal para o seu intercâmbio.
A melhor cidade da Austrália
Como já falado em outros artigos, o primeiro passo para começar a planejar o seu intercâmbio é TER UM OBJETIVO. Bom, mas o que isso tem haver com a escolha da cidade?
Para você entender um pouco melhor, vou começar usando os objetivos mais comuns entre os estudantes. Claro que o seu objetivo pode ser diferente, por isso, reflita depois de ler esse artigo sobre qual é o seu!
Economia
Um dos objetivos mais comuns na procura por uma cidade ideal para fazer o intercâmbio é a economia. Sim, existem cidades que são mais baratas que as outras, não só o curso como também o aluguel, transporte e lazer.
Fugir de brasileiros
Outro objetivo comum é a busca por uma cidade onde tenha uma quantidade menor de brasileiros estudando. Pessoas que precisam de um foco maior nos estudos, e precisam colocar mais em prática a conversação tendem a querer fugir de brasileiros para melhorar o rendimento no aprendizado.
Estilo de vida
Se você está buscando curtir seu intercâmbio com um certo lifestyle australiano, tem algumas cidades que podem ser ideais para você. Cidades mais pacatas, rodeadas de oceano, com muito surf e que são preferências de quem curte mais o dia do que a noite. Geralmente essas são cidades menores e mais tranquilas para se viver.
Oportunidades de trabalho
É normal também a procura por cidades que tenham mais oportunidades de trabalho para ajudar a custear o período do intercâmbio. Algumas cidades da Austrália tem mais vagas de trabalho do que outras, principalmente quando se trata de cidades grandes. Porém sempre tem o outro lado da balança, não é mesmo? Essas cidades podem ter o custo de vida mais alto. Por isso, é muito importante analisar esse lado também antes de fazer a escolha.
Os tipos de cidades para morar na Austrália
Existem muitas opções de cidades na Austrália para você fazer seu intercâmbio, mas talvez separar em tipos de cidade pode te ajudar. E você pode até escolher se prefere algo mais parecido com a cidade em que você vive hoje ou se você prefere um estilo de cidade bem diferente!
Metrópoles Urbanas
São as cidades ideais para quem busca a agitação de uma cidade grande. Essas cidades costumam ter uma vida noturna mais agitada, mais coisas para se fazer, centros comerciais, bares e restaurantes.
São cidades grandes, que consequentemente, terão mais oportunidades de emprego. Mas lembre-se do que eu te falei, o custo de vida pode ser mais alto. Além do aluguel ser mais caro que em outras cidades, elas também terão mais opções de lazer que podem fazê-lo gastar mais.
Outro ponto positivo, para quem quer trabalhar para ajudar no custo de vida do intercâmbio, é que geralmente essas cidades pagam um salário maior que as cidades menores.
São elas: Sydney e Melbourne.
Cidades de Médio Porte
São cidades ideais para quem busca o melhor custo x benefício. A maior parte das cidades de médio porte na Austrália estão em crescimento. Ou seja, elas precisam de mão de obra, há bastante oportunidade de emprego e o custo de vida é mais baixo que as metrópoles.
Muitas vezes elas podem deixar a desejar na vida noturna. Não costumam ser cidades muito agitadas. Claro que há eventos, boates e bares, porém esses costumam encerrar mais cedo.
Algumas delas é possível até fugir um pouco de brasileiros, principalmente, em cidades mais isoladas como Perth.
Essas cidades de ótimo custo x benefício são: Brisbane, Adelaide e Perth.
Cidades Turísticas
São cidades ideais para quem busca viver em paraísos naturais. Ideal para quem procura um estilo de vida mais calmo e para quem deseja morar mais próximo das praias.
Geralmente há bastante oportunidade na área de hospitalidade nessas cidades. Como são turísticas, tanto para australianos, como para estrangeiros, há muitas opções de hotéis, restaurantes e bares para se trabalhar.
Se você se identifica com essa área e quer fazer o seu intercâmbio em uma das belíssimas cidades da Austrália, sua escolha pode ser: Gold Coast, Byron Bay e Cairns.
A melhor cidade da Austrália x Profissões
Para ajudar na escola da melhor cidade da Austrália para você, também podemos relacionar o perfil da cidade com as profissões que você já está ou irá seguir aqui no Brasil depois do intercâmbio. Assim, a cidade pode agregar um pouco mais além do inglês, porque você estará em um ambiente de acordo com a sua área de formação.
- Profissões na área de Bancos e Negócios: Sydney.
- Profissões na área de Moda e Cultura: Melbourne.
- Profissões na área de Tecnologia da Informação: Brisbane.
- Profissões na área de mineração: Perth.
- Profissões na área de turismo e turismo ecológico: Gold Coast e Cairns.
Claro que outros fatores podem influenciar na sua escolha. Mas é muito importante levar esses pontos em consideração para fazer uma escolha consciente. Assim, seu intercâmbio na Austrália vai superar todas as suas expectativas e necessidades. Se quiser conversar conosco para te ajudarmos com mais informações para essa decisão, você pode entrar em contato nesse link.