Se você está buscando mais informações sobre intercâmbio na Austrália e está bem no início da sua pesquisa, este artigo pode te dar uma direção para você fazer uma busca mais objetiva e de qualidade. 

Aqui vou explicar para você o que é importante ter em mente no início desse seu projeto que poderá mudar a sua vida!

Ter um objetivo

Antes de tudo te convido a refletir sobre o porque você está buscando fazer um intercâmbio na Austrália! Parece bobeira, porém é muito importante você saber o motivo que te levou à essa decisão e o que isso mudará na sua vida. 

Existem alguns objetivos comuns como: “ quero evoluir na minha carreira e para isso é necessário ser fluente no inglês”; “quero entrar no mercado de trabalho e todas as vagas exigem inglês avançado”; “vou iniciar um mestrado e para isso terei que usar muito inglês para as pesquisas”; “quero passar um tempo viajando e quero unir isso em um programa em que eu possa estudar e trabalhar”…

Claro que cada pessoa tem o seu motivo para fazer um intercâmbio na Austrália! E o mais importante é você saber qual é o seu, por que futuramente será necessário explicar isso na sua carta de intenções, no momento de aplicar o seu visto de estudante.

Ser um estudante genuíno 

É muito importante você mostrar que é um estudante genuíno, principalmente na hora de aplicar o seu visto de estudante australiano.

E o que é ser um estudante genuíno?

É ter como principal objetivo o estudo, e com isso uma progressão na sua vida acadêmica ou profissional. Seja o estudo do inglês ou de um curso voltado para habilidades profissionais, o importante é você ter como meta estudar e evoluir com o seu intercâmbio na Austrália.

Por quê é importante ser um estudante genuíno para fazer meu intercâmbio na Austrália?

Se o seu foco é fazer um programa de estudo e trabalho na Austrália será necessário aplicar um visto de estudante. E o fator mais importante para o seu visto ter mais chances de ser aprovado é ser um estudante genuíno.

Se você estivesse indo à passeio para a Austrália você teria que ser um turista genuíno, não é mesmo? 

Como irei comprovar que sou um estudante genuíno no meu visto de estudante australiano?

No momento em que você iniciar a aplicação do seu visto de estudante será necessário escrever uma carta de intenções. Nessa carta você irá explicar o motivo de querer estudar inglês na Austrália.

Além disso você precisará escrever sobre o que você faz hoje e o que esse intercâmbio irá agregar na sua vida profissional ou acadêmica quando você retornar. Junto com essa carta você irá precisar provar o que escreveu através de documentos.

Por exemplo: Se você escreveu que está no último período da faculdade de administração e precisa do intercâmbio para entrar no mercado de trabalho quando retornar, você vai precisar comprovar que está finalizando os seus estudos através de um documento da sua faculdade.

Saber como funciona o processo de visto australiano

Para você saber se você tem o perfil do visto de estudante australiano o ideal será entender como esse processo funciona. E por isso, o legal será você entrar em contato com uma agência para te explicar as principais exigências para a aplicação desse visto.

De forma bem resumida, é importante para o visto de estudante australiano ter uma comprovação de vínculo com o Brasil, ou seja, estar estudando, ser formado, estar trabalhando, ou se não tiver, não ter um longo tempo fora do mercado de trabalho. 

Além disso, é importante comprovar que você tem uma renda para se manter no país, ou caso você não tenha, um parente próximo (de preferência de primeiro grau) possa te auxiliar nessa comprovação. Claro que cada caso é um caso, por isso você pode conversar com um especialista para entender mais sobre o seu caso.

Conhecer as cidades da Austrália

A Austrália é um país gigantesco com muitas opções de cidades belíssimas! Porém cada uma possui sua peculiaridade. 

Existem as metrópoles urbanas, as cidades de médio porte e as cidades turísticas. A escolha da sua cidade pode interferir nas oportunidades de trabalho que elas mais oferecem, no custo de vida (existem cidades com custo de vida mais baixo que outras), no estilo de vida que você levará durante o seu intercâmbio e até na quantidade de Brasileiros que você encontrará. 

Por isso,  pesquise sobre as cidades! Além das cidades mais famosas como Sydney e Melbourne, há tantas outras opções que podem abrir muitas portas para você na Austrália.

Caso você queira uma ajuda nisso, converse com um especialista em Austrália! Ele poderá te direcionar para a cidade mais compatível com o seu perfil e objetivos.

Tenha um planejamento financeiro

Depois que você tiver conhecimento de como é o processo de visto australiano e que tiver feito a escolha da cidade que você quer morar durante o seu intercâmbio, está na hora de começar a calcular o quanto você irá precisar de dinheiro para tirar seus planos do papel. 

Primeiramente, consulte algumas agências de intercâmbio para conhecer as opções de escolas. Além disso, conversando com um agência você saberá todos os serviços que irá precisar contratar e quanto custará cada um. 

Com esses valores, monte uma planilha com quanto você precisará no total e de acordo com sua realidade, faça seu planejamento financeiro. 

Existem diferentes formas de pagamentos e parcelamento, então não deixe de conversar com os consultores sobre todas as possibilidades para descobrir o melhor tipo de planejamento para você. 

Sabemos que o intercâmbio não é barato, logo, muitos precisam de um tempo longo para se organizar. Não se preocupe! Isso é normal e existem formatos de parcelamentos  flexíveis que podem se encaixar no seu tempo ideal.

Escolha uma boa agência de intercâmbio para te auxiliar 

O programa de intercâmbio na Austrália tem algumas burocracias que não te possibilitam de fazer tudo sozinho. Por exigir uma documentação para o visto de estudante é importante escolher uma agência especialista no serviço. Evite contratar agências que usam esses serviços terceirizados! Você terá uma atenção e um serviço muito mais personalizado, caso faça tudo com a sua agência de intercâmbio. 

Procure uma agência com especialistas em educação internacional, que possam te ajudar com a melhor opção de escola, metodologia e curso para você. Você sabia que existem muitas opções de cursos além do General English? E que as escolas são diferentes uma das outras? 

E por fim, lembre-se que você terá um longo relacionamento com a agência que você escolher! Você precisará entrar em contato muitas vezes para tirar dúvidas, para pedir uma ajuda no seu planejamento e dicas. Por isso, escolha a que você teve um atendimento excelente! Por que você merece que essa experiência seja a melhor da sua vida!

E por fim, tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio na Austrália

Nenhuma dúvida é boba! Quantas vezes você já ouviu isso?! E nesse caso também é verdade! Estamos falando de um investimento que não é barato. No entanto, ao escolher sua cidade, escola, acomodação e agência, certifique-se que você tirou todas as suas dúvidas e que está pronto para colocar seus planos de fazer um intercâmbio na Austrália em ação. 

Se quiser um atendimento personalizado e conversar com especialistas em educação internacional na Austrália, entre em contato conosco!