Se você está iniciando sua pesquisa sobre intercâmbio deve estar se perguntando “e onde eu vou morar?”. Acredito que hospedagem em host family é a mais conhecida e tradicional nos dias de hoje, porém será que essa é a melhor opção de acomodação durante o intercâmbio? 

Nesse post você vai descobrir se a host family é o tipo de acomodação ideal para o seu intercâmbio! 

Como funciona uma host family?

A host family também é conhecida como homestay ou casa de família. É um tipo de acomodação que você pode optar durante o intercâmbio em que é possível ter um contato maior com a cultura local, já que você vai se hospedar na casa de uma família nativa ou que vive no país há muitos anos. 

Esse tipo de acomodação, na maior parte das vezes, possui alimentação inclusa, como café da manhã e jantar. Além disso, é possível optar por um quarto individual ou duplo. O que muitas vezes possibilita um conforto maior ao estudante. 

Não há regras quanto a família. Pode ser um casal de idosos em que os filhos já saíram de casa, pode ser uma mulher solteira que mora sozinha, pode ser uma família com bebê e animais domésticos. Enfim, pode ser infinitas possibilidades! E é isso que nos deixa tão ansiosos em saber como será a tão esperada família. 

Claro que, se você tiver alguma restrição é necessário avisar com antecedência. Como por exemplo, se você é alérgico a animais, se é vegetariano ou possui alguma necessidade especial.  

Porém, é importante sempre ter claro em sua mente que não é possível escolher a família por raça ou por nacionalidade. Isso pode pegar muito mal para você! 

Muitos países como a Austrália, Nova Zelândia e Canadá, possuem uma grande quantidade de imigrantes que são residentes e recebem alunos internacionais. Por isso, não é possível fazer esse tipo de objeção no momento de contratar uma hospedagem em host family.

Regras de uma host family

Não existe uma regra padrão. Claro que respeito é uma, mas não precisamos falar disso porque é super óbvio, não é mesmo? Então, tirando o respeito, cada casa impõe suas regras. 

O que você pode encontrar de regras é em relação ao tempo de banho, por exemplo. Em alguns países a água é um produto caro, então é necessário economizar! Pode ser que uma host family limite esse tempo no chuveiro em 10 ou 15 minutos. 

É possível, também, que haja regras em relação a horário. Como o horário do jantar e o horário de chegar em casa. 

Você também pode encontrar regras de limpeza, como cada um lava a sua louça, ou você  terá um dia específico para lavar suas roupas. 
Bom, o importante é saber que, sim, é possível que você fique hospedado em uma casa com regras, por isso o ideal é ir para o intercâmbio com a mente aberta quanto a isso. Já que o objetivo é viver essa troca cultural.

Prós e Contras de morar em host family

Morar em casa de família pode ter suas vantagens e desvantagens. Por isso, é legal conhecê-las antes de tomar essa decisão. 

Vantagens 

A maior vantagem de morar em uma host family, com certeza, é o contato que você terá com a família local. Além de viver de perto a cultura e o dia-a-dia dessa família, você estará imerso no idioma. Não tem como falar português na sua homestay. Ninguém vai entender! 

E caso o seu inglês seja básico, não tem problema. A família está acostumada a receber estudantes e existe toda uma didática para eles atenderem suas necessidades e te ajudar com o inglês. 

Desvantagens

A desvantagem pode se tornar vantagem se você estiver de coração aberto para viver em um cotidiano completamente diferente do seu. Pode ser que você encontre regras que não está acostumado, como os horários. Por isso, se você não quer estar sujeito a essa possibilidade, não opte pela casa de família. 

Outros tipos de acomodação no intercâmbio

Além da casa de família existem outros tipos de acomodação que podem valer a pena dependendo do seu perfil de intercambista. Vamos listá-las abaixo: 

Residência Estudantil 

As residências estudantis podem ter quartos compartilhados ou individuais. Elas geralmente estão localizadas próximas às escolas e aos centros urbanos, para facilitar a vida do estudante. 

Os custos variam bastante. Existem residências estudantis com custos elevados e outras mais baratas.

Geralmente é para aquele intercambista que procura mais liberdade e independência. Há regras de convivência na casa, como limpeza e horário de barulho, mas você será responsável pela sua alimentação e seus horários. 

Hostel

Hoje a opção de hostel tem sido cada vez mais procurada. Como os quartos são compartilhados, o custo costuma ser bem mais baixo que os outros tipos de acomodações. 

O legal do hostel é que por ter pessoas de diversas nacionalidades, geralmente fazendo mochilão ou uma viagem mais econômica, é extremamente fácil fazer novas amizades. E claro, praticar o inglês. 

Não há uma idade certa para o hostel, mas é importante saber que haverá mais agitação que em outros tipos de acomodação. 

Apartamento

Um tipo de acomodação muito procurado, geralmente por aqueles que viajam em casal, ou com um grupo de amigos já formado, é o apartamento. 

Existem diversas plataformas online em que é possível alugar esse apartamento para o momento de chegada. E o bom, é a possibilidade de escolher a localização, quantidade de quartos e banheiros e ter algo mais personalizado. 

Onde morar no intercâmbio?

É complicado dizer qual é o melhor tipo de acomodação para o intercâmbio. Cada pessoa possui suas prioridades e suas exigências. 

Por isso, o mais importante é conhecer todas as opções, entender as vantagens e desvantagens de cada uma e fazer a escolha que mais se adeque ao seu perfil de intercambista. 

E claro, vale ressaltar que você não precisa contratar a acomodação pelo período completo. Dependendo do tempo do seu intercâmbio, é possível chegar e passar 1 mês em uma acomodação e depois se mudar. Inclusive, isso é bem comum hoje em dia! 

Dessa forma, faça a melhor escolha para ter a melhor experiência possível! Seja host family, residência estudantil, hostel ou apartamento.

Fale com um de nossos consultores se precisar de uma ajudinha nessa escolha!