Todo mundo tem um medinho do visto australiano. Isso é normal! Não existe uma pessoa que fique tranquila na hora de enviar a documentação e começar a dar entrada na famosa “papelada”. Seja para a Austrália, para os EUA, para a China ou qualquer outro lugar do mundo.
A incerteza de uma resposta que não faz parte do seu controle, da agência ou da escola, deixa nós, viajantes, que estamos cheios de expectativas e planos, muito ansiosos!
Nesse artigo vou explicar um pouco mais para vocês sobre o que é necessário saber sobre o processo de visto de estudante australiano e qual o perfil ideal.
O que você precisa para estudar na Austrália
O primeiro ponto e o mais básico, para você poder dar entrada em um visto de estudante é necessário ter um curso contratado de pelo menos 14 semanas, com no mínimo 20h de aula por semana.
Contratando esse tipo de curso você receberá da escola uma documentação chamada COE, que será necessária para a aplicação do seu visto australiano.
O legal é que existem vários tipos de cursos na Austrália que você pode aplicar com o visto de estudante. Não são apenas os cursos de inglês geral que te permitem trabalhar e estudar. Tem países que funcionam dessa forma, mas na Austrália você vai ter uma vasta opção de cursos que podem se adequar melhor ao seu objetivo.
O perfil do visto australiano de estudante
O que a embaixada espera de um intercambista que está aplicando para o visto de estudante? Primeiro, ser um estudante genuíno. Talvez você já tenha ouvido falar disso em outros artigos, mas realmente é um ponto muito importante.
Se você está aplicando um visto de estudante, é imprescindível que seu objetivo seja estudar. Parece redundante, não é? Mas é muito comum pessoas procurarem imigrar ou apenas um trabalho, sem nem mesmo falar inglês ainda.
Claro que esse pode ser um objetivo final de um estudante. Inclusive na Austrália, muitas pessoas procuram agências de imigração para uma consultoria de como chegar nesse tão sonhado visto australiano de residência. Porém, primeiramente, se você está precisando que o seu inglês se torne fluente, seu primeiro passo é ser um estudante genuíno.
Outro ponto que a embaixada australiana espera, é que você tenha comprovações de vínculo com o Brasil. Essas comprovações são os meios para mostrar que você tem um motivo para retornar ao país depois desse período de intercâmbio. Por exemplo: Se você fez uma faculdade no Brasil e se formou a pouco tempo, a embaixada vai entender que você quer exercer a sua profissão no seu país, mas é entendível que você precise do inglês para construir uma boa carreira.
Mas caso o aplicante não tenha feito faculdade, já tenha uma certa faixa etária mais alta e não tenha uma comprovação formal de um trabalho, ele não tem vínculos suficientes. Claro que cada caso é um caso!
Por isso, é importante conversar com uma agência especializada em Austrália, que tenha conhecimento em aplicação de vistos, para saber se o seu perfil está de acordo com as expectativas de um visto australiano de estudante.
Comprovação Financeira para Austrália
Em Setembro de 2019, o Brasil se tornou um país de nível 1 frente a classificação da imigração australiana. Isso quer dizer, que nos tornamos um país de menor risco quando se trata de viajantes, estudantes e imigrantes internacionais.
Ganhamos mais credibilidade e, com isso, ganhamos algumas vantagens também. Uma delas foi em relação à comprovação financeira no momento de aplicação do visto de estudante australiano.
Agora como país de nível 1 a comprovação financeira no momento de aplicação não é mais obrigatória. Porém, ela pode ser solicitada caso a embaixada defina que é relevante no seu caso.
Devido à isso, é importante você saber que essa comprovação de aproximadamente AUD 1750 por mês que você for permanecer na Austrália, pode ser sim solicitada enquanto o seu processo de visto estiver em andamento. Isso irá comprovar para a embaixada australiana que você tem condições de se manter no país enquanto estiver estudando por lá.
Extras que podem te ajudar na aplicação do visto australiano de estudante
Se você já tiver feito outras viagens para o exterior, esses carimbos em seu passaporte podem te ajudar de uma forma bem positiva para a aplicação do seu visto de estudante.
No momento da aplicação também será questionado suas últimas viagens internacionais, os países que você esteve e a data de entrada e saída deles. E por que isso pode ajudar? Porque você passou por outros países sem ter ficado ilegal, e se você já tiver outros vistos, como o visto americano por exemplo, isso pode servir como uma credibilidade a mais para a embaixada. Ou seja, isso mostra um pouco mais sobre seu perfil como viajante.
Não faça por conta própria
Fazer uma aplicação de visto não é um bicho de 7 cabeças, mas é necessário ter conhecimento de como fazer, além de ser super importante entender bem o inglês.
Existem vários relatos de pessoas que aplicaram por conta própria, sem saber como funciona, sem ter conhecimento da documentação necessária, que acabaram por ter o visto negado.
Além disso, saber como a embaixada pode interpretar cartas e documentação é super importante. Existem cursos oferecidos pela embaixada que ensinam sobre os perfis de estudante, documentação e formato de aplicação para cada tipo de visto.
Caso você esteja pesquisando o melhor lugar para fechar seu intercâmbio, procure uma agência em que os consultores e os responsáveis por aplicar o visto, tenham feito tais cursos. Dessa forma, você terá um acompanhamento muito mais personalizado.
Fique tranquilo
Se você fez um atendimento com um especialista em visto e ele disse que você tem um bom perfil para aplicação, acredite. É muito ruim para uma agência de intercâmbio e para a escola que você contratou ter um visto negado. Isso faz eles perderem a credibilidade.
Por isso, faça um atendimento, converse, conte sobre você, o que faz, sua carreira e questione sobre como será sua aplicação de visto. Procure por uma agência que não use despachantes e que possa te auxiliar da forma mais personalizada possível desde o primeiro atendimento. Assim você ficará mais tranquilo e suas chances de ter um visto australiano aprovado só aumentarão.
Se quiser um atendimento personalizado e conversar com especialistas em educação internacional na Austrália, entre em contato conosco!