Quando você decide que vai fazer um intercâmbio aparecerão diversos momentos em que será necessário tomar decisões para definir o seu pacote ideal. Um deles é a escolha da escola de intercâmbio.

O fato é que não existe A MELHOR escola de intercâmbio, existe a melhor PARA VOCÊ. Cada um tem objetivos diferentes e é exatamente isso que vai influenciar na sua escolha. 

O que vamos falar nesse artigo é quais são as possibilidades e o que as escolas podem oferecer, para você fazer sua própria análise e tomar a melhor decisão. Pois essa escolha pode influenciar não só em grande parte do valor do seu intercâmbio, como também na sua experiência. E todos nós queremos ter a melhor experiência de intercâmbio possível, não é mesmo?

Qual é o seu objetivo? 

Esse é o primeiro questionamento que você precisa fazer: “qual é o meu objetivo?”. Quando você decide que vai fazer um intercâmbio é porque provavelmente você se deparou com essa necessidade, então o seu objetivo precisa vir daí! 

E quando você define esse objetivo você consegue visualizar, de acordo com as características das escolas, qual se aproxima mais daquilo que você precisa. 

Existem alguns objetivos comuns como:

  1. “Meu inglês é muito básico, preciso de uma escola que dê muita atenção personalizada e me ajude a aprender inglês de uma vez por todas!”
  1. “Prefiro uma escola que tenha uma faixa etária de alunos mais alta”
  2. “Quero uma escola que esteja inserida em um ambiente de negócios e que tenha um foco maior nessa área”
  1. “Quero uma escola de intercâmbio barata!”
  1. “Não estou muito preocupado com o preço, quero uma escola que ofereça a melhor estrutura”

Claro que esses exemplos não se reduzem a todos os objetivos, mas podem ajudar a clarear sua mente para definir o seu. 

Assim que você definir esse objetivo, é importante que você converse com seu consultor de intercâmbio. Assim, ele poderá te direcionar para as melhores opções de escolhas de acordo com as suas necessidades. 

Infraestrutura: O que uma escola de intercâmbio pode oferecer?

As escolas podem oferecer diferentes estruturas. O fato é que quanto mais completa a infraestrutura, maior será o valor. 

O que você pode encontrar nas escolas: 

  • Salas de aula com quadros interativos (mais tecnológicos) 
  • Biblioteca (algumas podem ter bibliotecas maiores e outras menores)
  • Sala de computadores (para fazer exercícios ou usar a internet) 
  • Lounge (para os estudantes conversarem e fazerem interações)
  • Salão de jogos (muitas escolas oferecem mesas de ping pong)
  • Sala de reza (muito comum nas escolas devido a abrangência religiosa, a sala fica à disposição dos alunos a qualquer momento)
  • Lanchonete (opções de lanches e cafés e às vezes também é uma oportunidade de trabalho)
  • Cozinha (para estudantes que levam comida, geralmente conta com um microondas ou forninho) 

Como são os professores de uma escola de intercâmbio?

Muitos estudantes acham, antes de conhecer a escola, que todos os professores serão nativos, ou seja, nascidos e criados na Austrália. Mas isso vem mudando bastante ao longo dos anos. 

A verdade é que, pode ser que seu professor não seja nativo! Ele pode ser de outro país em que o idioma seja inglês, ou até mesmo de um país com outro idioma. O importante é ele ser 100% fluente e ter feito um curso específico para ser professor em uma escola de intercâmbio.

Esse curso é chamado TESOL e é até oferecido em algumas escolas de intercâmbio, como por exemplo na LEXIS e na GCLC, caso os alunos tenham como desejo seguir essa carreira.

O engraçado é que muitas vezes não tem como perceber que o professor não é nativo! Então não fique preocupado com isso, todos os professores são extremamente qualificados para essa função.

Possibilidades de cursos de inglês no intercâmbio 

As escolas também podem oferecer diferentes opções de cursos. Existe aquela que oferece diversas possibilidades e aquela outra que tem apenas 1 ou 2 opções de curso.

Fizemos um artigo explicando sobre todas as opções de cursos de inglês para ajudar nessa escolha.  

Quais são esses cursos: 

  • Inglês Geral
  • Inglês para fins profissionais ou para Negócios
  • Preparatório para exames 
  • Inglês para fins acadêmicos

Metodologia das escolas de intercâmbio

Esse é um ponto importantíssimo para a escolha da sua escola. Muitas agências tentam facilitar esse momento criando categorias, mas a verdade é que as escolas possuem metodologias diferentes. 

Se para você o método de aprendizado faz diferença na evolução de uma habilidade, questione sobre a metodologia antes de fazer sua escolha.

O que você pode encontrar de diferente quando se trata de metodologia das escolas: 

Monte sua carga horária, escolha as matérias que quer estudar

Existe uma escola, chamada ILSC, que adotou esse modelo único. A diferença é que o valor do curso é considerado através da carga horária, por exemplo, se você adquire 20h de aula por semana o valor é X, se você adquire 30h de aula por semana o valor é Y.

O interessante é que a cada ciclo de 4 semanas de aulas você poderá escolher as matérias que quer estudar, conforme o seu nível de inglês e a disponibilidade de turmas para as matérias. É possível unir o inglês geral com uma eletiva de inglês para marketing, ou com diversas outras possibilidades de curso que a escola oferece. E olha que são muitas opções mesmo!

Estude em diferentes níveis de acordo com cada habilidade

Já essa outra escola, chamada Langports, adotou um outro modelo de estudo único chamado UFO. Nele você fará um teste de nivelamento no seu primeiro dia de aula e o coordenador local irá definir seu nível principal de inglês e seus sub-níveis de inglês em cada habilidade.

Por exemplo: Você pode estar no nível intermediário de maneira geral, porém com sua escrita mais avançada e a sua conversação mais básica. Assim, você frequentará a turma geral de inglês no nível intermediário (80% da carga horária) e estará em turmas variadas, conforme o nível específico, nas habilidades de escrita e conversação.

Isso pode otimizar muito o seu aprendizado e no final você conhecerá muito mais alunos e professores na escola! 

Escolha 2 ou 3 eletivas para agregar no seu aprendizado

As eletivas não se referem a um modelo de uma escola em específico. Muitas escolas hoje em dia oferecem opções de matérias para você acrescentar ao curso de inglês geral. Dessa forma você pode unir uma aula extra de pronúncia ou de cultura local, por exemplo, em sua grade. 

Aprenda uma habilidade para ajudar no mercado de trabalho

Algumas escolas também podem oferecer workshops de trabalho. Eles podem ser 1 ou 2 vezes na semana e não é obrigatório, mas vão te ajudar a ingressar no mercado de trabalho no exterior.

Lá você vai aprender a montar um currículo, a abordar um empregador quando está buscando emprego, treinar para entrevistas e até aprender novas habilidades para trabalhar em restaurantes e cafés, por exemplo. 

E o interessante é que você também fará novos contatos para aumentar seu networking no exterior!

A escolha da carga horária

A carga horária mínima de uma escola de intercâmbio na Austrália são 20 horas de aula por semana. Mas dependendo da sua necessidade de evoluir no inglês é aconselhado a escolha de uma carga horária maior. 

Algumas escolas podem oferecer 25, 30 e 35 horas de aula por semana. Mas para fazer essa escolha é importante repensar o seu objetivo, ele seria o  foco no aprendizado do inglês? Se sim, verifique orçamentos com essas possibilidades também. 

Outro fator que é importante pensar nesse momento, é se você vai precisar trabalhar para ajudar a se manter no seu intercâmbio e quanto tempo você terá disponível para isso. Porque quanto maior for seu tempo estudando menos tempo livre você terá para trabalhar.  

Além disso, as escolas podem oferecer turnos da manhã, da tarde e da noite.O que também pode interferir no valor do orçamento e nos horários disponíveis para trabalhar. 

Como escolher a escola de intercâmbio ideal

Esses fatores são os principais que é necessário analisar antes de fazer a escolha da sua escola de intercâmbio. 

O que é interessante fazer agora para concluir sua análise, uma caneta e um papel podem ajudar nesse momento:

  1. Reflita sobre seus objetivos, 
  2. Defina entre as opções de infraestrutura, o que é importante para você em uma escola, 
  3. Defina qual curso você deseja fazer, 
  4. Defina qual das metodologias seria interessante para você,   
  5. Defina a carga horária e turno que você prefere estudar 

Após isso, converse com seu consultor de intercâmbio e peça um orçamento personalizado para comparar qual é o melhor custo x benefício para você.